segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Sentença de Morte


“Na Guerra todos possuem sua razão. Não há vencedores mas sempre há perdedores.”. Tal frase (não exatamente essa mas uma semelhante) que determinado personagem cita durante a projeção pode fazer um breve resumo sobre o que esse filme representa : o que se perde quando não podemos anteprever as consequencias de nossos atos. A primeira vista poderiamos nos enganar pensando que se tratasse de uma “cópia” do filme “O Justiceiro”, mas logo percebemos que a coisa é bem mais embaixo, pois se trata unicamente de um filme que tenta passar a quem o assiste como a violência está tão próxima de você e como ela pode te encontrar a qualquer momento do que, unicamente, desejos intensos de vingança (isso tambem, mas acredito que essa parte saiu-se muito mais como uma equação natural motivada pela personalidade do personagem principal do que basicamente um contexto focado da trama).

O filme basicamente conta a história de Nick Hume, um homem pacato que vive sua "vidinha" burguesa confortávelmente com sua família.Justamente na noite que fora assistir um jogo Hoquei de seu filho mais velho, ele o ver ser assassinado por uma gangue durante um assalto num estabelecimento em um posto de gasolina.Descobrindo depois que seu filho na verdade foi assassinado por que tudo aquilo fazia parte de um ritual de "iniciação"do membros da gangue, Nick decide vingar a morte de seu filho com suas próprias mãos, tendo de encarar as consequencias de seu ato.

Se o filme fosse um pouco mais longo (algo que também lamentei na vez em que vi “Rogue”, que possuia uma história até que bem interessante mas prejudicada pela duração do filme) algumas coisas poderiam ter sido melhores encaixadas e mostradas mais profundamente, como a relação dos irmãos membros da gangue (talvez numa tentativa de entender melhor o líder da gangue e as razões emocionais que o fizeram tomar tais attitudes, já que notamos o mesmo do outro lado da trama) e até mesmo trabalhar melhor alguns pontos importantes notados no personagem principal Nick Hume, vivido pelo regular Kevin Bacon (que ultimamente até que vem acertando nos seus últimos filmes), como mostrá-lo ao público um personagem simples porém um psicopata enrustido.

Ótimas cenas de ação (como esquecer a perseguição no prédio?) e bem coerente o tempo todo (tirando o fato do personagem principal saber atirar tão bem), acredito que esse filme deveria ter sido melhor divulgado para estar mais facilmente ao acesso de todos, e não saindo diretamente em video.

Conselho: não veja esse filme com a família. Sentença de Morte serve muito mais como um filme reflexão do que um puro “cine-pipoca” como estamos acostumados a ver por aí. Afinal, quando se entrar numa guerra o final nunca é feliz. Nunca mesmo!

3 comentários:

Anônimo disse...

Pelo jeito esse filme é de macho. Os caras matam o filho do "Cara Sossegado" daí ele vira o demônio em pessoa e mata todo mundo? Acho que vale a pena assistir então.

Abraço

Anônimo disse...

Lembrei de "Um dia de fúria".
Lembrei tb de "Max Payne" que está em produção e em breve sairá nos cinemas...

Gosto de filmes nesse estilo, acho q darei uma chance a esse ai.

Anônimo disse...

opa, parece ser da hora esse filme
esse cara é dos meus
vou assistir =D