segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Gankutsuou - Conde de Monte Cristo


Criado por Mahiro Maeda e lançado em 2004 com 24 episódios , Gankutsuou é uma obra que não deixa a dever em nada em termos de qualidade para os outros animes. Baseado na obra “O Conde de Monte Cristo” de Alexandre Dumas, Gankutsuou nos remete a uma futurística Paris em 5053, onde todo o planeta Terra deixou de ser o único planeta com vida no Universo e deu lugar para novos planetas, novos povos e raças alienígenas assim como um novo sistema que deixasse interligados esses novos povos e o planeta Terra.

Logo no início da história somos apresentados ao jovem Albert de Corcerf, filho do General Fernand Corcerf que esta de viagem num longínquo planeta chamado Luna com seu amigo Franz d’Epinay. Durante essa viagem eles são apresentados ao misterioso e fascinante Conde de Monte Cristo, que faz questão de suas presenças e, com o desenrolar da história, acaba ficando muito próximo a Albert. De mudança para Paris, Albert apresenta o Conde as principais autoridade da capital, e é exatamente a partir daí que dá-se o desenrolar de toda a nossa brilhante história.

Para aqueles que leram o “Conde de Monte Cristo” original (e não foi o meu caso) acredito que possa dar-lhes uma nova e interessante visão da história.Com um visual magnífico, mesclando o figurino dos personagens ao cenário e em alguns momento dando-nos a estranha sensação de que aquelas cores estão vivas, somos também apresentados a visuais e efeitos totalmente novos, deixando o Anime muito mais vigoroso e consistente aos nossos olhares.E a história não deixa por menos: somos apresentados ao mesmo tempo a três mundos diferentes mas perfeitamente interligados;o primeiro mais ingênuo e puro, que é o mundo de Albert;o segundo mais mesquinho, ambicioso e com altas doses de luxúria e ganância exacerbada expelida por todos os poros dos personagens que formam a alta sociedade em geral de Paris, casos dos pais de Albert e dos “amigos” deles, que olham para seus filhos como potenciais frutos de investimentos para aumentarem ainda mais seu capital, deixando os interesses sentimentais dos mesmos totalmente em segundo plano e deixando-me totalmente surpreso ao perceber que, mesmo em 5053 possa ainda existir diversos tipos de preconceitos entre classes sociais, já que muitos (e isso até mesmo entre os personagens do próprio anime) podem se perguntar se isso realmente algum dia acabará ; o terceiro mundo, um mundo mais raivoso, amargurante, vingativo, misterioso e maldito, representado pela figura do Conde de Monte Cristo, que joga o fundo podre dentro de cada pessoa contra ela mesma.

A trilha sonora é esplendida, uma das mais belas e interessantes que já ouvi na história dos animes e, com certeza e por que não, de muitos filmes por aí.Uma trilha coesa, totalmente aliada a história, nos traz mesmo que de leve os sentimentos mais profundos de seus personagens, principalmente de seu protagonista: a musica de abertura “We Were Lovers “ nos mostra a pureza dos sentimentos.Mesmo um pouco amargurada de certa forma, nos da uma sensação de tranqüilidade e calma; já a musica de encerramento “you won´t see me coming” nos volta ao oposto: vingança, ódio, uma vontade enorme de dar o troco naqueles que te destruíram e de mostrar que você realmente não esta para brincadeiras.

Aprofundando-nos mais nessa parte dos personagens, ao lembrarmos da frase “O Amor e o ódio só acontecem quando você se preocupa demais com uma pessoa”, nos faz cair completamente no sentido desse anime, pois todos os seus personagens, afinal, são vítimas disso: sejam aqueles que querem vingança, sejam aqueles que odeiam alguma pessoa, sejam aqueles que amam outras pessoas e, até mesmo por que não, sejam aqueles que amam uma pessoa sem ao menos saber disso, precisando de um verdadeiro “choque” para que tal pessoa possa, finalmente, cair em si.

E será impossível não sair com um gostinho nostálgico na cena em que determinado personagem se recorda de um dia na praia com seus amigos (Edmond, Fernand e Mercedez), se lembrando da alegria em que sentira naquele momento e, através de seu olhar triste perdido nessas lembranças, não é tão difícil perceber que tal personagem desejaria viver para sempre dentro delas, como se nenhuma tristeza e nada de mal pudesse lhes atingir, vivendo para sempre na inocência e alegria presente naquelas pequenas coisas. E através dessa inocência, como não acreditar que o motivo do ódio do Conde deve-se exatamente a isso, ao fato de que no passado ele amava tanto seus amigos que fora demais para ele aceitar tudo o que aconteceu.

E mesmo nos mostrando o verdadeiro significado da palavra “Vingança”, que transforma uma pessoa em alguém egoísta e desprovida de piedade, fazendo com que a mesma destrua tudo e a todos em nome de seus próprios sentimentos feridos, Gankutsuou é uma obra que acima de tudo nos faz acreditar que amar uma pessoa é muito mais do que simples palavras: é algo necessário para todos os seres-humanos, a única coisa que realmente pode derrotar qualquer tipo de Mal, algo que nos da forças para lutar pelo bem ou salvação do nosso próximo.

É algo que faz com que esperamos e tenhamos esperança num futuro melhor para todos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parece bom o anime, de acordo com seus comentarios, com uma trama bem tecida, com bons argumentos e ambientacao...

Parece ser mais do tipo reflexivo do q ação... eu nao sei mto bem a historia original do Conde, só vi o filme... mas eu gostei muito desse ultimo.