segunda-feira, 16 de junho de 2008

The Happening - Fim dos Tempos (M.Night Shyamalan)



Haverá um dia em que o diretor M.Night Shyamalan (também conhecido por seu magnífico trabalho em “O Sexto Sentido” e no regular “Corpo Fechado”, ambos filmes absolutamente respeitados por minha pessoa) conseguirá se superar e conseguir criar um filme que ultrapassará a qualidade de sua maior obra-prima.Mas esse dia ainda não chegou e, infelizmente, devo dizer que parece estar longe de chegar.

Basicamente e resumidamente o filme trata-se sobre um desastre natural que leva diversas pessoas a anularem o chamado “sentido da auto-preservação” e cometerem suicídio em cadeia na região Nordeste dos EUA.Sem idéia ao certo do que de fato possa estar realmente acontecendo, o professor de ciência Elliot (Mark Wahlberg) se vê forçado a sair de sua cidade na Filadelfia e buscar abrigo em alguma região onde tal “vírus” não esteja afetando ninguém.

Conhecida a história do filme e confessando agora que o mesmo me cativou nos primeiros 30 minutos de projeção pelo clima de suspense, incerteza e apreensão dignos dos bons filmes de Shyamalan, infelizmente é sentida a carência de uma melhor construção dos personagens e um roteiro um pouco melhor e de diálogos um pouco mais bem construidos, sendo impossivel não perceber a carencia de criatividade e de qualidade dos mesmos. E nos poucos momentos de descontração do filme, seria pedir demais que realmente eles pudessem descontrair o publico e não ficar naquele velho clichê do “Vamos pessoal,riam agora, era brincadeira,haaaa” que filmes de comédia classe B costumam fazer?Tambem me atento a desnecessariedade de algumas cenas estarem no filme,cabendo muito melhor na categoria "Cenas Extras" de seu próprio dvd.

Parando de falar sobre os pontos que me desagradaram falemos agora sobre pontos que me agradaram: os bons climas tensos e a boa exploração sobre a incerteza do “O Acontecido”. E devo dizer que achei interessante a abordagem do filme sobre os meios de Comunicação que,na ânsia
de apresentarem algo aos seus telespectadores, acabam por passar qualquer tipo de informação sem ao menos terem responsabilidade e ética sobre aquilo que estão transmitindo, podendo causar um pânico sem propósito e inexato sobre as pessoas ou mesmo confundi-las com tantas informações distintas que se passam num curto período de tempo (de Ataque terrorista a “Não há explicação alguma para tal evento”).

Embora a decepção, devo dizer que ainda vou esperar pelo filme que vingará a carreira de M.Night Shyamalan, fazendo com que todos se esqueçam dos seus últimos 4 filmes e se lembrem do motivo de ser tão terrível ir ao banheiro com a porta aberta ou entrar sozinho em porões.Eu mesmo estarei debaixo de minha “tendinha” com minhas velas e santos, apenas espiando esse brilhante filme.

4 comentários:

Anônimo disse...

Poxa, o Shyamalan nao me parece um diretor bom. É diretor de 1 filme só. Pois só O Sexto Sentido dele q foi realmente bom, sendo os outros meio que consequencia da fama q ele adquiriu, sendo em sua maioria medianos ou até medíocres....
Eu não me deixo mais enganar por esse cara...
Flw.

Unknown disse...

Esse filme prometia...assistirei com outros olhos agora.
Belo review...continue postando aí Guguinha.
Abraços

Anônimo disse...

nao assisti entao nao posso opinar =\
e o Sexto Sentido nem é tao bom assim vai, é mediano tendendo a ruim

Unknown disse...

Sexto Sentido mediano tendendo a ruim?
Assista o filme novamente, sim?

Abraços!