segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Colheita do Mal - o filme do mal?


COLHEITA DO MAL

Direção:Stephen Hopkins

Elenco:AnnaSophia Robb (Loren), David Morrissey (Doug), Hilary Swank (Katherine Winter), Idris Elba (Ben)

Fotografia:Peter Levy (I)

Montagem:Colby Parker Jr.

Produção:Herb Gains, Joel Silver, Robert Zemeckis, Susan Downey

Roteiro:Carey Hayes, Chad Hayes

Trilha Sonora:Philip Glass




História do Filme

O filme é focado na personagem Katherine Winter ( Hilary Swank), uma espécie de “ estudiosa incredula de eventos paranormais” , que após uma tragédia envolvendo sua familia dedica-se a provar cientificamente a causa de todos os eventos considerados por algumas pessoas como milagres ou sobrenaturais.No entanto, ao chegar em uma cidade de Louisiana que esta tomada pelo terror pela morte de um garoto, com os cidadão afirmando que fora obra de sua irmã mais nova Loren ( Anna Sophia Robb), estranhos fenomenos começam a acontecer na cidade, como a transformação da a água de um lago em sangue e uma infestação de gafanhotos, as mesmas pragas descritar na biblia.Podendo esse acontecimento estar ligado a Loren, Katherine terá de resgatar novamente sua fé e ajudar os habitantes da cidade a resolver esses estranhos acontecimentos.


Comentários


Esse fora um filme que mostrou ter um trailer muito atraente para a sua divulgação.Confesso que nesse mesmo trailer, no momento em que a personagem de Katherine se aproxima de uma mulher e a mesma lhe pergunta “Voce veio aqui para matar a minha filha?”, no que Katherine nega e logo a tal estranha mulher, com um olhar incredulo e desesperado indaga “Por que não?”, me senti estranhamente cativado a assistir tal filme e entender por qual motivo uma mãe desejaria tanto a morte de sua filha. No entanto, ao ver o filme eu percebi que deveria ter deixado a minha vontade de “quero mais” resumida apenas ao trailer.Sim, confesso que esperar demais de um filme ( ainda mais um de terror, vendo a atual carencia desse genero ultimamente) é muito prejudicial, ja que tal filme pode no fim até não ser tão ruim quanto voce acaba o julgando.O grande problema reside no fato que seu julgamento acaba sendo severo demais por que perante as suas expectativas aquele filme deveria ou teria tudo para ter sido bom ou,no maximo, diferente de qualquer outro filme que voce ja assistiu.E justamente isso, a falta de criatividade que acaba mostrando tramas tão distintas semelhantes em termos de genero.Aquela cena que deveria ser inedita acaba não sendo por que voce ja viu uma cena pior em outro lugar ou com mesmo toques de crueldade.É isso que acaba fazendo com que um filme se torne tão fraco aos olhos daqueles que acreditaram piamente nele.

No entanto, não é um filme assim tão dificil de ser assistido se voce não esta esperando por um classico filme de terror e sim por mais um filme com uma reviravolta interessante e anti-climatizada.Vale a pena pela sempre boa atuação de Hilary Swank que é a protagonista e se mostra a personagem chave para o filme, ao lado da pequena Anna Sophia Robb, que se mostrou uma escolha bem adequada.No entanto, senti um pouco de falta de coerencia por parte dos roteiristas por tentarem colocar mais perguntas do que respostas.O que as vezes pode ser interessante em alguns filmes, nesse caso se mostrou apenas mais uma obra incompleta.

Mas se voce gostaria de ver um filme de terror relacionado mais ou menos a esse, não perca a viagem em sua locadora e alugue o classico “ Colheita Maldita”.Tenho absoluta certeza de que voce se sentirá mais satisfeito.


Comentários Pós-Filmes


Bom, não irei mencionar o quanto o final me desagradou ja que ao meu ver eles poderiam ter usado o trauma de Katherine como uma possivel “artimanha do demonio”, o que poderia ter deixado a história um pouco mais sinistra e interessante.Infelizmente, o grande problema é que eu ainda sou fã de filmes de terror que não posssuem finais felizes e que deixam as pessoas com aquele sentimento vazio, impotente.

Diferente do final que eu esperava, apenas conseguiu me deixar com aquele sentimento de “caramba, que burro que eu sou, como eu não consegui imaginar isso antes?”.Evidentemente que para alguns aquilo não fora uma surpresa assim tão grande ja que o filme deixara algumas poucas pistas, mas confesso que se tinha um momento ideal para utilizar qualquer tipo de anti-climax que fosse, aquele não era exatamente o momento.Os roteiristas poderiam ter sido um pouco mais cautelosos no final, mas o grande fato é que isso acabou não acontecendo ja que imaginaram que esse final seria mais do que suficiente.E foi uma pena.Poderiam ter feito um classico de terror inesquecivel com todas as ferramentas que tinham em mãos.

Sem contar que fiquei incrivelmente confuso.Afinal, ja que a garota era a “mocinha” , segundo a profecia Satanás deveria pegar o segundo filho,certo?Quer dizer, ao final do filme Katherine estava gravida de seu segundo filho e isso implicaria que ele estava designado a ser o mal.Quer dizer…a garotinha era o anjo que o senhor enviou para penalizar a cidade pagã…mas sendo ela a segunda filha e estava livre da ameaça do mal, por que justamente o segundo filho de Katherine deveria então estar propriamente designado para o mal?Quer dizer…por que uma coisa é uma coisa sendo que ela deveria ser outra coisa?Isso alguem pode me explicar?

***** Sim,caros…desculpem a confusão.Mas regras em filmes de terror são umas das coisas que eu EXIJO que sejam respeitadas.É uma das poucas coisas que fazem esse filmes terem algum minimo de sentido.

9 comentários:

T+1 disse...

É, realmente ta dificil ter um bom filme de terror ultimamente... com uma boa trama e desenvolvimento do enredo...
Valew pela dica do Colheita do Mal ae... é mto velho esse filme ?
[]'s

T+1 disse...

por "velho" me refiro à versao antiga do filme...

Unknown disse...

Não,Mazzon...se não me engano tah como lançamento nas locadoras.

Anônimo disse...

mas vc eh tonto msm, nao entendeu o filme e fica falando merda ae, assista o filme ateh entender antes d postar, nao interessa o q esta escrito na biblia, a biblia eh uma obra d ficção cientifica e nao pode ser levada a serio jah q contem personagens d RPG

Unknown disse...

?????
Lamentável um cidadão que vem até aqui dar-se o trabalho de escrever apenas aquilo que "ve".
A unica parte que eu disse a respeito da biblia foi na história do filme...por que as pragas são semelhantes as pragas da biblia.
Tsc tsc tsc...
Esperava mais do senhor!

Unknown disse...

Mazzon, se eu não me engano o filme é de 1984.E so teve essa versão, pelo o que eu sei, embora estejam tentando fazer uma refilmagem, como sempre!

Luizão disse...

Eu não gosto de filme de terror. Prefiro um filme de ação, aventura, comédia, épicos, sci-fi. Mas terror eu sempre acho forçado.

ABraço

Luizão disse...

Agostinho, aloc mey!

Isso aki ta cheio de teia de aranha, largado, isolado...

Vai voltar a postar ou tá muito difícil?

Anônimo disse...

Demorou !
"Nunca é tarde demais", agosto.
Atualiza isso aki ! Vagabundo !